sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Política e Religião (eles estão de volta)

Sutileza é uma palavra que poucos gregos conheciam, dada a intensidade com que viviam. Tinham que colocar bem na entrada do templo de Delfos, em caps lock a frase: “MEDEN AGAN” (Nada em excesso).
Quem pretendia governar os gregos, tinha lá sempre um sábio por perto pra colocar algum juízo na cabeça do mestre.


Mas esse não era o caso de um dos maiores caras de pau da História, o aspirante a ditador Pisístrato.
No relato de Heródoto, podemos aprender muito sobre quão longe nossos governos podem ir para manter o controle sobre o que pensamos, o que fazemos ou quem queremos no poder.
Pisístrato era tudo o que os atenienses não queriam, o sucessor do justo Sólon era um ditador de poucos escrúpulos. Foi deposto do poder e não admitiu isso. Planejou o seu retorno triunfal.

Começa um burburinho nos portões da cidade, as pessoas se movimentam pra ver quem chega. É uma visão embasbacante: arautos cantam e clamam pra que o povo saia de suas casas. Entrando na cidade, um carro reluzente puxado por cavalos brancos, e cercado por muitos soldados está uma jovem linda, alta, de loiros cabelos, de olhar austero, armadura de ouro, lança e capacete...calma, essa só pode ser... a deusa Atena!! E a deusa está abrindo caminho para aquele Pisístrato, que acena do seu carro para o povo! Peraí, a divindade protetora da cidade está recolocando o ditador no poder??

O que Pisístrato fez foi uma jogada que o governo brasileiro está tentando copiar.
Recentemente a Igreja Católica fechou acordo com o governo para que as escolas públicas voltem a ter o ensino religioso.
Como nos velhos tempos...Estado e Igreja, juntos.
O que eles querem com isso?
Emburrecer e doutrinar nossos filhos. Deixá-los prontos a aceitar tudo que o governo nos empurra na cara. Há um aumento da religiosidade entre as pessoas, e o nosso governo está bem atento a isso.

Com o vírus da religião instalado na cabeça do povo, os absurdos cometidos pelo governo são relevados. Nas palavras de Pedro:
“Pelo amor do mestre submetei-vos a todas as autoridades humanas... Como homens livres, não façais da vossa liberdade uma escusa para a malfeitoria... Como escravos, sede submissos aos vossos amos, e perfeitamente respeitosos, não somente para os bons e moderados como também para os perversos”
( 2 Pedro 2:13-16-18)

O meme “Deus” é muito poderoso....o histórico é conhecido. As maiores idiotices são justificadas pela fé. Um exemplo excelente pro caso pode ser a “Cruzada das Crianças”, crentes que só a inocência e a pureza das crianças poderia livrar Jerusalém das mãos dos muçulmanos, milhares de pais colocaram seus filhos em marcha de todos os cantos da Europa até a Terra Santa... O resultado dessa brilhante estratégia? Das milhares de crianças que não morreram de fome, frio, disenteria, centenas foram roubadas e vendidas como escravas. Revelação divina, oras.

Não achem que só na Idade Média as pessoas eram estúpidas o suficiente para dar uma dessas. Hoje a estupidez também é assustadora. Igrejas Evangélicas descaradamente desaconselham pessoas buscarem cura para suas doenças com médicos. E essas igrejas só crescem.
Temos falado pouco de ciência, de evidência ou de História? Sim temos.

A maioria das pessoas que você possa trombar na rua não faz idéia de como chegamos a ser o que somos. Poucos sabem que saímos de cavernas, de que quando começamos a fazer perguntas sobre o que estava a nossa volta, surgiram espertalhões de todos os lados falando asneiras que se acredita até hoje. Poucos sabem que em quase todas as culturas existem caras que subiram em montanhas, “falaram” com um “Deus” e voltaram com leis animalescas. Poucos sabem que quase em todas as culturas também existiram caras que nasceram de virgens, morreram e ressuscitaram, depois foram pro céu. Poucos sabem como o Big Bang se desenvolveu até formar galáxias como a nossa.

Se o nosso Estado se propusesse a ensinar essas coisas, esses “segredos”, já seria um bom começo. Mas eles preferem mistificar. Mistificar é mais fácil: “não fale mal do seu prefeito, você pode ir pro Inferno.”
Greve, paralisação, impeachment, democracia, revolta...daqui a algum tempo, serão palavras do Índex do governo brasileiro?

“O povo de Atenas, inteiramente convicto de que a mulher era realmente a deusa, prostrou-se a seus pés, aceitando de volta Pisístrato” (Heródoto – I, 60 Athenaeus XIII, 89)

Os atenienses, safos que eram, logo entederam a piada, depuseram e exilaram Pisístrato. Mas ele voltou ao poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode deixar aqui as suas opiniões